Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Combate ao trabalho infantil: o dia exige mais debates

Highslide JS

Hoje é o Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil. A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade para um problema ainda muito presente no mundo e o quanto essa prática ilegal prejudica o desenvolvimento físico e intelectual de crianças e adolescentes.

A exploração da mão de obra infantil é mais evidente nas regiões economicamente menos favorecidas, por causa da necessidade de complementação da renda familiar.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que no planeta mais de 165 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, trabalham. A cada ano a campanha foca um tema diferente, sempre voltado para a proteção e conscientização da sociedade.

Agora em 2020 a abordagem recai sobre a relação do coronavírus com o trabalho infantil e traz como slogan “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”. 

A responsável pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Angélica Varela, esclarece que a escolha do tema se deveu ao aumento da ociosidade do público jovem, tornando-o mais vulnerável para a prática ilegal.

Justamente por causa da pandemia, as ações alusivas ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil serão restritas ao campo virtual. A Prefeitura de Pará de Minas está divulgando uma cartilha completa sobre o assunto, trazendo informações como conceito, legislação e consequências do trabalho infantil.

Entre outros itens, o documento traz os locais onde a prática está presente no município como, por exemplo, na agroindústria, no setor da construção, comércio e transporte.   

Um argumento muito utilizado por pais ou responsáveis pelas crianças que trabalham é que o esforço serve para complementar a renda do mês. Mas Angélica Varela diz que essa responsabilidade não pode ser transferida.

A cartilha com todas as orientações você encontra disponível em nossos sites: radiosantacruzfmg.com.br. ou radiostilo.com.

Foto: Arquivo Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis