Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Polícia Federal em Divinópolis testa drones que serão usados para fiscalizar crimes nas eleições

Highslide JS

A Polícia Federal usará drones em todos os estados brasileiros para auxiliar os policiais na prevenção e repressão de crimes eleitorais. Nesta terça-feira (27), os policiais em Divinópolis fizeram testes dos equipamentos que serão usados na cidade. Os drones foram testados na região do Bairro São Sebastião, próximo ao Centro Técnico Pedagógico (Cetepe), que é hoje um dos maiores colégios eleitorais do município.

Iniciativa visa evitar crimes eleitorais como boca de urna, além de aumentar a segurança dos eleitores. Dois equipamentos vão sobrevoar a cidade no dia 15 de novembro, para auxiliar na prevenção e repressão de crimes eleitorais, como explica o delegado chefe do 7º departamento da Polícia Federal, Daniel Souza.

"Os equipamentos serão utilizados pela Polícia Federal em todo território nacional naquelas cidades de maior concentração do número de eleitores e vai apoiar as equipes de campo a identificar crimes eleitorais”. Em todo o país, 100 drones vão ajudar no trabalho da Polícia Federal. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permite voos de até 500 metros e o trabalho será feito seguindo todos os critérios de segurança.

O drone tem várias vantagens, sendo que a primeira deles é que o equipamento portátil pode decolar de qualquer lugar. Outro ponto importante é o barulho, pois dependendo da altura, não dá para escutar. E uma terceira vantagem é a qualidade da imagem. O drone filma em 4k que é quatro vezes a qualidade do full HD.

"As equipes ficarão na delegacia, na base, e nos locais de votação justamente para tentar filmar, sem a percepção das pessoas, eventuais crimes eleitorais como transporte irregular, aglomeração de pessoas ou boca de urna. Tudo isso vai ser averiguado", destacou o delegado. A operação será em dupla. Um policial será o operador do drone.

Ele tem um treinamento específico para manusear o equipamento. Com os óculos de realidade virtual ele consegue enxergar exatamente o que a câmera filma. O outro policial vai ficar junto, anotando e repassando as informações para as equipes de rua. A tecnologia vai trazer agilidade no processo. "Tudo isso será feito para que as eleições transcorram na maior tranquilidade possível.

O nosso objetivo é que não haja nenhuma ocorrência. A gente pronta a todos os candidatos a seguirem as normas eleitorais para que não possam ter o dessabor de serem presos em flagrante, ou alguma pessoa que esteja cometendo algum ilícito eleitoral", destacou Daniel Souza.

Informações: G1/Centro-Oeste
Foto: Divulgação/Polícia Federal






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis