Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica: campanha está sendo lançada hoje

Highslide JS

Está sendo lançada hoje uma campanha especial para incentivar as vítimas da violência doméstica a denunciar seus agressores. A iniciativa parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com as farmácias.

Chamada de “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, a campanha orienta as mulheres a mostrarem um X vermelho desenhado na palma da mão. O símbolo será suficiente para que o atendente ou o farmacêutico entenda que se trata de uma denúncia, acionando a polícia e encaminhando o acolhimento da vítima.

A ação é voltada para as mulheres que têm dificuldade em prestar queixa de abusos, por vergonha ou por medo. Cerca de 10 mil farmácias de todo o país são parceiras na iniciativa. O material da campanha informa que atendentes e farmacêuticos seguirão protocolos preestabelecidos para lidar com a situação e não necessariamente serão chamados a testemunhar nos casos.

A campanha nasce num momento delicado de pandemia da covid-19 que fez com que, através do isolamento social, aumentasse o número de casos de violência doméstica. De acordo com levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre março e abril deste ano, os casos de feminicídio cresceram 22% em relação ao mesmo período do ano passado. 

O estudo também apontou queda na abertura de boletins de ocorrência ligados à violência doméstica. Para a entidade, os dados do levantamento demonstram que, ao mesmo tempo em que estão mais vulneráveis durante a crise sanitária, as mulheres têm tido mais dificuldade para formalizar queixa contra os agressores.







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis