Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Trabalhador de Pará de Minas também está trocando o almoço pelo lanche: saiba o que está por trás dessa mudança de comportamento

Highslide JS

Tempo e dinheiro. Seja pela rotina corrida do dia a dia ou pela limitação no orçamento do mês, muitos brasileiros estão fazendo uma troca que pode ser perigosa em longo prazo. Estamos falando da substituição do almoço pelos salgados. 

Mais barato e mais prático que um prato feito ou marmitex, os salgados prontos - como coxinha, pastel, empada, entre outros – estão se tornando preferência de boa parte da população na refeição do meio do dia, um hábito que ganhou força após a pandemia de covid-19.

Esse comportamento foi apurado em uma pesquisa realizada pela consultoria Kantar, que monitora o consumo fora de casa de alimentos e bebidas. Segundo os dados apresentados, o consumo de salgados saltou de 11% do total de alimentos consumidos fora de casa em 2019 para 15% em 2022. Em números absolutos, foram 170 milhões de salgados a mais.

Na mesma base de comparação, as refeições completas caíram de 7% para 4%, uma redução de 247 milhões de unidades. A pesquisa ainda avaliou a inflação dos dois tipos de alimentação e constatou que o preço da refeição aumentou 21% entre 2019 e 2022, enquanto o valor do salgado teve alta de 10%.

Em Pará de Minas, a realidade acompanha os resultados do estudo da Kantar. O Jornal da Manhã conversou com proprietários de lanchonetes e padarias da região central, que é a mais movimentada, e todos confirmaram uma demanda maior após a pandemia no horário do almoço.

Segundo nós apuramos, o preço médio de um marmitex na cidade é de R$ 18,00, enquanto a alimentação com o salgado e mais uma bebida custa, em média, R$ 10,50. Outro destaque é que, entre os salgados preferidos, estão a coxinha e o pastel – os mais tradicionais – além de pizzas e sanduíches naturais. 

Antônio Carlos Santana, proprietário da Lanchonete Gula Mania, na rua do Rosário, diz que aumentou o número de clientes que estão frequentando o estabelecimento com mais constância na hora do almoço. De olho nessa demanda, ele tem preparado combos e sanduíches especiais.
Mas se por um lado a troca do almoço pelo lanche rápido pode ser bom para o bolso, por outro traz uma série de riscos para a saúde humana. O alerta é da nutricionista Marília Alves.

Ela citou vários problemas relacionados a esse tipo de alimentação, sendo o principal a obesidade, que acaba desencadeando outros riscos à saúde. Marília também chamou atenção para as perdas nutricionais, destacando até mesmo os sanduíches naturais.

A nutricionista compreende o fator financeiro e a falta de tempo como motivos para a troca das alimentações, mas deu dicas que podem ajudar as pessoas que estão passando por esse tipo de dificuldade no dia a dia. 

Ainda sobre a obesidade, Marília Alves disse que o índice de pessoas com sobrepeso está em processo de crescimento e o que chama atenção, pelo menos em Pará de Minas, é que esse problema é cada vez mais presente entre os jovens de 20 a 30 anos. 

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis