Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Juros do cartão diminuíram, mas o Procon alerta os consumidores para outra situação

Highslide JS

Já está em vigor a regra que limita os juros do rotativo do cartão de crédito. O teto, definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), prevê que a dívida total não pode ultrapassar o dobro do valor inicial. 

A fixação de um limite para os juros do rotativo do cartão estava prevista na lei que criou o programa Desenrola Brasil no ano passado. A proposta estabelecia que, o comitê monetário indicasse o valor máximo para a taxa em até 90 dias. 

Até o ano passado, as operadoras de cartão chegavam a cobrar uma taxa média de juros de 440% ao ano, ou seja, uma dívida inicial mais que quadruplicava.

O coordenador do Procon de Pará de Minas, Bruno Souza, avaliou de forma bastante positiva a nova medida. No entanto, recomenda aos consumidores que continuem tendo cautela no uso dos cartões porque apesar de menores os juros ainda são altos:

O coordenador do Procon também chama atenção para outra novidade referente ao rotativo, que é a possibilidade de portabilidade da dívida. 

O direito de transferir o parcelamento da fatura para outro banco que ofereça melhores condições de renegociação, não vai gerar despesas para o consumidor.

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis