Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Revitalização do Cristo Redentor valoriza patrimônio religioso da cidade

Highslide JS

Considerada um símbolo de Pará de Minas, a estátua do Cristo Redentor passou por um processo de restauração para continuar se destacando no alto da serra. A imagem teve a pintura revitalizada em uma ação da Secretaria de Cultura. A obra faz parte do conjunto de intervenções que estão acontecendo no mirante do Cristo, entre elas a instalação de guarda-corpo e corrimão ao longo da escadaria.

A restauração da pintura ocorreu em um momento propício, já que nos próximos dias o Cristo Redentor deverá receber mais visitantes devido à Quaresma, período em que religiosos têm a tradição de fazer a via sacra até o alto da serra. 

Com 12 metros de altura, a estátua é um símbolo da fé cristã, traço marcante da tradição mineira e, principalmente, do povo paraminense. De braços abertos, o Cristo simboliza também a hospitalidade de nossa gente.

Por essa representatividade, tanto no aspecto religioso, quanto turístico e cultural, o trabalho de restauração foi especial. A secretária de Cultura, Andréia Paulino, disse que ficou emocionada com o empenho da equipe em participar de tão importante ação para a conservação deste patrimônio. 

radiosantacruzfmg.com.br · Andréia Paulino

O historiador Alaércio Delfino, que conhece bem a história e as curiosidades da imagem do Cristo Redentor, também acompanhou de perto a restauração:

radiosantacruzfmg.com.br · Alaércio Delfino

A estátua do Cristo Redentor, feita com concreto, ferro, argila e alumínio, foi inaugurada em 25 de agosto de 1963, com uma missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Cristiano Portela de Araújo Pena. 

Um fato que chama atenção é que o coração de alumínio no peito da imagem foi uma contribuição da comunidade que doou talheres, copos, formas e outros utensílios para que fossem fundidos e utilizados como matéria-prima básica para a sua confecção. O Cristo Redentor foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pará de Minas em 4 de abril de 2003.

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz/Amilton Maciel







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis