Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

IMA pede empenho dos pecuaristas na reta final da campanha contra a aftosa

Highslide JS

Conforme o JM antecipou, os pecuaristas mineiros ganharam mais tempo para adquirir e aplicar as doses de vacina contra a febre aftosa em seus rebanhos de bovinos e bubalinos. 

A segunda etapa da campanha terminaria em 30 de novembro, mas o prazo foi estendido até o dia 17 de dezembro, para facilitar a aquisição do imunizante. Para saber como anda a evolução da campanha em Pará de Minas, o JM conversou com o responsável pelo escritório, Lucas Jardim.

Segundo ele, por aqui a movimentação segue dentro do esperado, com 72% da imunização devidamente declarada. Isso representa cerca de 90 mil animais distribuídos em propriedades de Pará de Minas, Pequi, Florestal, São José da Varginha e Igaratinga. 

Lucas explica que a prorrogação do prazo se justifica pelo fato do território mineiro estar encerrando a vacinação obrigatória contra a aftosa. Sem previsão para uma campanha no ano que vem, muitos revendedores reduziram os pedidos, deixando os estoques defasados. 
E como a cidade conta com apenas quatro distribuidores para atender os cerca de 1.700 produtores da região, não tem sido fácil adquirir as doses. 

O último levantamento do IMA aponta que o mercado local tem 3 mil doses da vacina contra aftosa. Acontece que ainda faltam 274 produtores para adquirir o imunizante e, somados, eles vão necessitar comprar cerca de 13 mil doses. 
Para garantir que todos adquiram as doses dentro do novo prazo, o Ministério da Agricultura vem tomando medidas a fim de facilitar a compra das vacinas.

Quanto ao encerramento definitivo da campanha, Lucas Jardim lembra que Minas Gerais não registra casos da doença há mais de 25 anos, e isso deverá garantir que o estado mude o status junto à comunidade internacional. 

Com o novo status, melhora a credibilidade do gado mineiro, beneficiando ao agronegócio e facilitando a exportação dos produtos de origem animal. Mas para que isso seja efetivado, ainda será necessário um investimento maior na fiscalização, para evitar a entrada de animais vindos de regiões que não estejam devidamente imunizados.

Lembrando que a declaração da vacinação contra a Febre Aftosa deve ser feita até 27 de dezembro, presencialmente no escritório do IMA, através do e-mail da unidade ou ainda no Portal de Serviços do IMA na internet, para quem já tem a senha do produtor. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis