Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Campanha Dezembro Vermelho ganha força: órgãos de saúde chamam atenção pra prevenção combinada

Highslide JS

Conforme o JM já antecipou, o mês de dezembro traz discussões importantes sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

O destaque é para a Campanha Dezembro Vermelho, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Em Pará de Minas a Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado as ações relativas à campanha, dando visibilidade às estratégias de prevenção e tratamento das IST’s.

De acordo com a referência técnica em Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Liguori, a ideia é ampliar o acesso à chamada prevenção combinada e ao tratamento quando necessário. 

Maria de Lourdes lembra que a testagem está disponível em todas as UBS’s da cidade, gratuitamente. E que, quando o vírus é detectado, há todo um acompanhamento para que o paciente receba orientações e tratamento gratuito pelo SUS. 

A referência técnica aproveitou para falar sobre o Prep, que tem sido muito comentado nas redes sociais como um medicamento preventivo para pessoas que comprovem comportamento de risco, ou seja, que estejam mais expostas ao contágio. 

Segundo Maria de Lourdes, a média de diagnósticos em Pará de Minas é de 20 por ano. O número é visto como pequeno, mas ela lembra que o HIV ainda é uma condição de saúde subnotificada no município, porque muitas pessoas não se testam e por isso não sabem que estão com o vírus. 

Fotos: Ascom Prefeitura de Pará de Minas e Ilustrativa: gov.br






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis