Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Redução da Selic já provocou queda de juros na Caixa Federal e no Banco do Brasil

Highslide JS

Depois de três anos a taxa de juros caiu no Brasil. Não foi no índice esperado, mas a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), anunciada ontem à noite, trouxe certo alívio ao mercado.

O Copom reduziu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, que passou a ser de 13,25% ao ano. O Banco Central divulgou nota justificando a redução com a estratégia de convergência da inflação.

Para os economistas, de um modo geral, o comunicado trouxe mensagens importantes a serem consideradas para a trajetória da taxa básica de juros, entre elas, o início do ciclo de corte de juros.

Os especialistas também avaliaram que apesar do corte ter sido um pouco menor que o esperado pelo mercado, o Copom se esforçou em conter os ânimos para as projeções das próximas reuniões. 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também esperava por um corte maior, de 0,75%. Ainda assim, mostrou certo alívio com a redução da Selic, porque a diminuição do juro vai chegar ao consumidor.

É exatamente isso que prevê a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. A entidade afirma que o impacto imediato é pequeno, mas já é um bom sinalizador de melhoria no cenário econômico.

E o primeiro efeito da nova Selic veio com o anúncio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil de redução nos juros do crédito consignado para os beneficiários e pensionistas do INSS.

Na Caixa, a taxa passa de 1,74% para 1,70% a partir de hoje. No Banco do Brasil, os novos juros passarão a valer a partir de amanhã. O ajuste será de 1,81% para 1,77% na faixa mínima e de 1,95% para 1,89% ao mês.

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis