Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Abolição da escravatura é tema no programa Tem Hora pra Tudo

Highslide JS

O programa tem Hora pra Tudo, apresentado por Fernando Cezar, pelas rádios Stilo FM e Santa Cruz FM, de segunda a sexta, no horário de 12:30 às 15:00, recebeu como convidados especiais, na última terça-feira, o padre Jurandir Araújo, Salesiano, participante do MNU – Movimento Negro Unificado, no Rio de Janeiro e missionário por seis anos em Angola, na África e Cida Penha, integrante dos movimentos MBARI e DANDARA que falaram sobre a escravidão.

Padre Jurandir ressaltou que o Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir a escravatura e para o nosso país vieram, da África, cerca de quatro milhões de escravos e cem milhões para toda a América e muitos morreram e tiveram seus corpos jogados ao mar. 

Ele lembrou ainda que o decreto da abolição foi assinado em 13 de maio de 1888, mas a abolição foi acompanhada de vários condicionamentos, como ressarcimento monetário aos proprietários e a obrigatoriedade aos escravos libertos, de prestarem serviços compulsórios até o final da safra, além de permanecerem no município por seis anos, após a abolição. 

Padre Jurandir salientou que tanto negros como ciganos, no Brasil, são os que mais sofrem em tudo, antes na escravatura sofriam pelo chicote e hoje pela caneta. 
Cida Penha informou que o movimento DANDARA, que foi criado, na Rádio Santa Cruz, com a participação do Padre Gabriel e Padre Jurandir, completa um ano, nesta quarta-feira, dia 13. 

Cida fez questão de lembrar que no dia 14 de maio de 1888 esse povo sofrido, massacrado, sequestrado, violentado, saiu das senzalas, das fazendas dos senhores, sem lenço e sem documento. E deixou uma pergunta no ar. Para onde foram esses negros? Ela ainda lembrou que muitos documentos que falavam da escravidão foram queimados.






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis