Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pará de Minas adere ao programa SUS Digital: saiba o que muda nos atendimentos

Highslide JS

Pará de Minas aderiu ao Programa SUS Digital, do Ministério da Saúde. A novidade foi confirmada ao Jornal da Manhã pelo prefeito Elias Diniz que, nesta semana, participou de compromissos em Brasília junto da ministra Nísia Trindade.

A nova proposta visa ampliar o acesso da população aos serviços e ações de saúde, com ênfase na integração e resolução do atendimento médico. A abordagem digital no SUS abrange atividades de planejamento, monitoramento, avaliação, pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde. 

Na prática, o Ministério da Saúde quer facilitar a gestão do SUS por parte dos Estados e Municípios, através de um ambiente digital colaborativo e, consequentemente, fortalecer a assistência de saúde aos cidadãos.

O prefeito Elias Diniz deu alguns exemplos de como a ferramenta pode ser efetiva e mais ágil para a administração da área da saúde, beneficiando gestores e a sociedade em geral.

Ainda segundo a portaria do Ministério da Saúde, que trata do novo Programa SUS Digital, a proposta vai abranger áreas como telessaúde, teleassistência, telediagnóstico, teleducação, inovação, monitoramento e avaliação de dados, sistemas de informação, plataformas e desenvolvimento de aplicativos.

Os efeitos da programação serão sentidos de maneira gradual, a partir do cumprimento das etapas de desenvolvimento. Segundo Elias, o gestor que não aderir à tecnologia terá problemas na administração pública, especialmente na área da saúde. 

O Programa SUS Digital será desenvolvido em três etapas: planejamento; implementação das ações de transformação para a saúde digital; e avaliação.

Na etapa 1, os Estados, Distrito Federal e Municípios poderão manifestar interesse na elaboração dos Planos de Ação de Transformação para a Saúde Digital. A etapa 2 consiste na implementação dos respectivos planos, e na fase 3, serão realizadas avaliações das ações implementadas decorrentes do programa.

A expectativa é que os reflexos do SUS Digital sejam sentidos em Pará de Minas a médio e longo prazo.

SUS Digital - Foto: divulgação/MS






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis