Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Prefeitura anuncia correção do adicional noturno, Sindicato reage

Highslide JS

Servidores públicos que trabalham em plantões noturnos da Prefeitura de Pará de Minas, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e vigias, terão uma surpresa na folha de pagamento de março, que será quitada em abril. A Diretoria de Recursos Humanos do município identificou um equívoco no adicional noturno daqueles que trabalham nos plantões e enviou memorando a todos os setores, informando a adequação que será feita para honrar o compromisso.

O documento, assinado pela diretora de RH, Hedwiges Morato Marinho, e pelo secretário interino de Gestão Pública, José Leonardo Martins Pinto, diz que o município está pagando adicional noturno para todas as horas trabalhadas durante um plantão e não no horário que a lei compreende como prestação de serviço noturno.

Segundo prevê o Estatuto dos Servidores Municipais de Pará de Minas, o horário a ser considerado como trabalho noturno é de 23h às 6h, com direito a acréscimo de 25% sobre a hora trabalhada. Acontece que atualmente um servidor que pega serviço às 19h e larga às 7h da manhã do dia seguinte recebe adicional pelas 12 horas, enquanto pela lei os 25% devem ser pagos por apenas 7 horas, ou seja, a partir das onze da noite.

O comunicado classifica a situação como um “equívoco” e pede aos responsáveis de todas as secretarias que avisem os servidores sobre a adequação que será feita na folha de março. O assunto, no entanto, pode render mais. É que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais encaminhou requerimento à prefeitura pedindo a revisão do pagamento. 

A entidade está embasada na Seção IV da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabelece o serviço noturno como o trabalho executado entre 22h às 5h. O sindicato também vai solicitar o adicional para os servidores que estendem seus horários de saída por alguma situação que demanda a presença dos mesmos nos locais de trabalho. Outra solicitação é que, caso a Diretoria de RH acate o pedido, o município reponha na folha de abril os valores descontados nos salários pagos relativos ao mês de março.

Foto: Rádio Santa Cruz FM/Amilton Maciel







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis