Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Susto na vacinação anti-covid em Florestal: pane no sistema elétrico do posto de saúde causou problemas

Highslide JS

Um problema elétrico ocorrido no sistema do posto de saúde de Florestal forçou a Secretaria Municipal de Saúde a adiar por alguns dias a aplicação da segunda dose da vacina anti-covid em cem idosos, entre 88 e 89 anos de idade. A informação chegou ao JM através de Thais Dupin, profissional de saúde que atua na linha de frente do combate à pandemia. A avó dela, de 89 anos, que mora na comunidade de Ribeirão do Ouro, estava entre os idosos que não puderam receber a segunda dose da Coronavac na data prevista.

Thais conta que, a vacina seria aplicada no dia 8 de março, quando completaria o prazo de duas semanas após a aplicação da primeira dose do imunizante. No entanto, no dia 6 houve um pique de energia no posto de saúde de Florestal onde estava armazenado o estoque da vacina anti-covid e de outras doenças.Por causa dessa situação, a Secretaria de Saúde agiu de forma preventiva e não realizou a aplicação nos idosos pela possibilidade de comprometimento dos imunizantes. A alternativa encontrada foi levar as doses para outro espaço onde havia gerador, mas elas ficaram algumas horas sem a refrigeração adequada.

Seguindo o protocolo, a prefeitura encaminhou para a Secretaria de Estado de Saúde uma remessa do imunizante para análise do material e os cem idosos precisaram esperar a resposta. Acontece que os dias foram passando e os familiares ficaram preocupados, pois a recomendação para a Coronavac é que a segunda dose seja aplicada entre 14 a 28 dias após a primeira. 

O prazo limite foi completado ontem, quando finalmente o público-alvo foi imunizado. A Secretaria Estadual de Saúde encaminhou a quantidade necessária para a vacinação dos idosos, mas continua analisando as doses afetadas pelo problema elétrico. Em nota, a Cemig informou que “a falta de energia que atingiu o posto de saúde de Florestal foi ocasionada pelo vendaval ocorrido em Pará de Minas, responsável por afetar o circuito alimentador que atende ao município vizinho”.

A Cemig informou também que está cadastrando todos os postos de saúde dos municípios de sua área de concessão que estão armazenando vacinas contra a Covid-19. O objetivo é priorizar o atendimento em casos de interrupções no fornecimento de energia. Tanto a Cemig quanto a prefeitura de Florestal garantem que toda a situação já foi resolvida. As doses que estão sendo aplicadas no público-alvo estão armazenadas conforme os protocolos do Ministério da Saúde.

Foto: Arquivo Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis