Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Conta de água salgada a partir de janeiro

Highslide JS

A conta de água ficará 13,62% mais cara a partir de janeiro. O reajuste foi proposto pela Águas de Pará de Minas e acaba de ser aprovado pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento (ARSAP).

O aumento da tarifa de água é feito a cada 12 meses, conforme as diretrizes estabelecidas no contrato de concessão assinado em 2015, entre a prefeitura e a Águas de Pará de Minas. 

A empresa realiza o cálculo dos valores dos serviços seguindo uma tabela paramétrica, com seis fatores de avaliação: pessoal; energia; tratamento de esgoto, equipamentos e veículos; produtos químicos; custo de administração; e investimento total e manutenção.

Segundo o Jornal da Manhã apurou, a planilha apresentada pela Águas de Pará de Minas leva em consideração os períodos de setembro de 2021 a setembro deste ano. O que mais pesou na conta foram os custos com o tratamento de esgoto e equipamentos e veículos, que teve variação de 35,75%.

Em seguida aparecem os produtos químicos (17,72%), energia (12,19%), pessoal (11,25%), investimento total e manutenção (10,70) e custo de administração (5,13%).

A partir do recebimento dos dados, a Arsap levou o assunto para ser discutido e votado em seu Conselho de Administração, que deu o aval para o reajuste de 13,62%. O aumento da conta de água passa a valer em janeiro do próximo ano, mas o consumidor só sentirá os efeitos a partir de fevereiro. 

O reajuste aprovado para 2023 é quase 6% menor que o autorizado no ano passado, que foi de 19,51%. Vale lembrar que em 2020, por causa da pandemia de covid-19, não houve encarecimento na tarifa de água em Pará de Minas.

Foto: Rádio Santa Cruz FM 







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis