Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Escorpiões reaparecem em vários bairros: população preocupada

Highslide JS

O surgimento de escorpiões em alguns bairros de Pará de Minas reacendeu o alerta sobre o perigo dos acidentes com esse animal. 

A atenção deve ser redobrada, sobretudo agora, já que esta época se mostra mais propícia à reprodução e circulação deles em ambientes domésticos.

Diante disso, o JM conversou com o biólogo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Pará de Minas, Gustavo Rios, que traz orientações importantes.

Ele destaca que a principal forma de se evitar o contato com os escorpiões é eliminando locais onde eles se sintam confortáveis para morar e se alimentar: 

Mas nem sempre é possível eliminar esses ambientes, que também podem estar em locais não habitados, como no cemitério, lotes vagos, prédios em construção ou abandonados. Daí a necessidade de redobrar a atenção, sobretudo entre os meses de agosto e setembro.

E para o caso de um acidente com escorpiões, a orientação do biólogo é que não seja tomada nenhuma providência caseira ou automedicação. O ideal é procurar imediatamente o serviço de saúde: 
O CCZ está empenhado na elaboração de um projeto, pautado nas normas do Ministério da Saúde, para monitorar o surgimento de escorpiões na cidade, e melhor orientar a população para evitar acidentes. 

Mas enquanto o projeto não sai do papel, o biólogo pede à população que não demore para acionar o CCZ quando for percebida a presença de um escorpião. O telefone é o 37/ 3231 7817.

E quando for possível coletar o animal, com segurança, ele deve ser encaminhado ao órgão para envio posterior ao laboratório de extração do veneno e fabricação do soro.

Fotos: Ronni Anderson Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis