Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Decreto flexibiliza várias atividades econômicas em Pará de Minas e garante aulas presenciais em agosto

Highslide JS

A Prefeitura de Pará de Minas publicou o decreto 11.626 que trata sobre as novas flexibilizações das atividades econômicas durante a pandemia de covid-19. A principal novidade foi a liberação do retorno das aulas presenciais a partir de 2 de agosto nas redes pública e privada. 

As regras sanitárias foram definidas ontem durante reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e levam em consideração a onda amarela, classificação menos restritiva à qual a macrorregião Oeste foi inserida no plano Minas Consciente.

O decreto, que terá vigência até o dia 26 de julho, contém diversas autorizações na comparação com o documento anterior e contempla setores como educação, supermercados, padarias, pet shops, bares, restaurantes, lanchonetes, casas de show, academias e templos religiosos.

A pauta mais aguardada foi a da volta das atividades pedagógicas presenciais. Como já era esperado, o comitê autorizou o retorno gradual dos alunos de todos os níveis de ensino, desde o infantil ao superior. A volta acontecerá a partir do dia 2 e deverá obedecer ao protocolo especial de prevenção para o ambiente escolar.

Outras novidades aprovadas foram o aumento da capacidade de público nos espaços, que passa de 25% para 75%, e da diminuição do distanciamento mínimo entre as pessoas, que saiu de 4 metros para 1,5m. Essas alterações vão beneficiar a ocupação das celebrações nos templos religiosos e das academias e demais centros de ginástica.

Entre os segmentos mais contemplados estão os bares, restaurantes e lanchonetes. O procurador Jurídico de Pará de Minas, Hernando Fernandes da Silva, detalhou quais as mudanças passam a valor a partir de hoje nesses ambientes. 

Com relação aos supermercados, padarias e pet shops, foi derrubada a restrição de entrada de apenas duas pessoas do mesmo grupo familiar. Contudo, os estabelecimentos deverão manter o controle de acesso e outras medidas de prevenção, como disponibilização do álcool em gel e distanciamento entre clientes.

Outra mudança significativa foi a liberação das atividades em casas de show e espaços culturais. O procurador Hernando Fernandes deu mais detalhes.

O comitê também autorizou a ampliação do horário de funcionamento dos food trucks e similares que atendem em espaços públicos. Eles poderão funcionar até às 23h30 e terão mais meia hora para retirar as cadeiras e demais estrutura dos locais.

Importante destacar que, apesar de todas as flexibilizações, como aumento da capacidade de público nos ambientes e menor distanciamento mínimo, a sociedade deve manter o uso de máscara e outros cuidados preventivos para evitar a disseminação do coronavírus.

Durante a reunião, os membros ressaltaram a felicidade por estarem ampliando o funcionamento das atividades econômicas, mas bateram na tecla de que a guerra contra o vírus ainda não foi vencida e todo cuidado é necessário para que a cidade possa continuar avançando e não mais regrida nas flexibilizações.

Fotos: Ilustrativa giovannacco/pixabay.com e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis