Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Balanço do Censo Demográfico mostra que 29% da população já foram entrevistados

Highslide JS

Quase 28 mil pessoas já foram ouvidas no Censo Demográfico 2022 em Pará de Minas. Os dados foram divulgados ao Jornal da Manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e representam cerca de 29% da população. 

O Censo Demográfico começou em 1º de agosto em todo o país com o intuito de coletar informações acerca das condições de vida da população brasileira que servirão de referência para o direcionamento de políticas públicas nos próximos anos. 

A pesquisa é feita a cada dez anos e deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada em virtude da pandemia de covid-19. Segundo o IBGE, o Questionário Básico conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela das residências é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões. 

De acordo com o coordenador da pesquisa em Pará de Minas, André Felipe, o primeiro mês de trabalho foi produtivo, especialmente se levado em consideração os obstáculos enfrentados pelo IBGE com a desistência de quase a metade dos recenseadores contratados.

O IBGE não divulgou os números de quantos pessoas se recusaram a responder o questionário ou não foram encontradas em seus domicílios. André Felipe informou que essa situação tem ocorrido na cidade e também é considerada um desafio para a boa coleta dos dados. No entanto, ele garantiu que há uma estratégia para não deixar que essa recusa prejudique o Censo. 

Além da área urbana, os recenseadores do IBGE também estão percorrendo comunidades rurais que pertencem ao município de Pará de Minas. O IBGE espera que, com o início do trabalho dos novos recenseadores, os resultados sejam ainda melhores durante setembro, com a conclusão do Censo Demográfico dentro do prazo previsto, que é 31 de outubro. 

Em Minas Gerais, segundo o balanço apresentado pelo instituto, mais de 6 milhões de pessoas já responderam o questionário, enquanto que, no Brasil, mais de 63 milhões de pessoas participaram da pesquisa. 

Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis