Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

População pede a volta rápida do Proerd: comando da PM responde

Highslide JS

O vereador Dilhermando Rodrigues, popularmente conhecido como Dilé, voltou a pleitear a retomada das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) nas escolas de Pará de Minas.

Falando ao Jornal da Manhã, ele reafirmou a necessidade de os estudantes paraminenses participarem dessa experiência, especialmente após os ataques trágicos ocorridos em algumas escolas brasileiras.

O Proerd foi criado nos Estados Unidos, em 1983, e aos poucos se espalhou por mais de 50 países. No Brasil, ele foi aplicado, inicialmente, no Rio de Janeiro, na década de 90. Estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como lema “Manter Nossas Crianças Longe das Drogas”.

Em Pará de Minas, o programa foi interrompido durante a pandemia e retornou presencialmente no ano passado, com a formação de cerca de 300 estudantes. Mas agora em 2023 nenhuma escola da cidade foi contemplada. Dilé defende que estamos vivendo um momento para mostrar a importância do projeto voltar a ser realizado junto aos adolescentes.

O comandante da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar de Pará de Minas, tenente-coronel Paulo Antônio de Morais, admitiu a intenção de retomada do Proerd nas escolas e explicou o que está impedindo a volta das atividades neste momento. 

O Proerd é desenvolvido durante quatro meses, através de atividades ministradas por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. 
As aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, evitar a violência, como resistir às pressões diretas ou indiretas e ainda aconselham que eles sempre acionem os pais ou responsáveis quando necessário.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Policia Militar de Pará de Minas - Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis