Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Câmara Municipal admite convocar representantes da Arsap para explicar reajuste na conta de água

Highslide JS

A Câmara Municipal se pronunciou sobre as reclamações referentes ao reajuste de quase 20% na conta de água, que passou a vigorar em 2022 em Pará de Minas. 

Nesta semana, dentro do quadro “Canal Cidadão”, o Jornal da Manhã trouxe a participação do taxista José Geraldo de Assis na bronca com os responsáveis pela concessão da revisão na tarifa de água. 

Tão logo sua queixa foi levada ao ar, nossa reportagem recebeu outras manifestações de paraminenses insatisfeitos com o percentual autorizado, tendo em vista, principalmente, o desequilíbrio entre o que foi aplicado, de 19,51%, e o índice de reajuste do salário mínimo, que foi inferior a 10%.

A deliberação sobre a revisão da conta de água é feita pela Arsap, agência reguladora e fiscalizadora dos serviços prestados pela concessionária Águas de Pará de Minas.

Porém, as críticas relatadas ao JM tiveram também como alvo a Câmara Municipal, com os cidadãos entendendo que o Legislativo pode intervir nessa questão. Nós levamos o caso até o presidente, vereador Nilton Reis Lopes, que admitiu que o assunto já está sendo tratado pela Casa.

Embora esteja tratando do assunto, a Câmara admite que o reajuste da conta de água não é uma situação fácil de ser resolvida. 
A revisão anual, assim como os seus critérios, está prevista no contrato firmado entre o Município e a concessionária Águas de Pará de Minas, assinado em 2015. A empresa realiza cálculos de tarifas e serviços complementares, apresenta um índice de correção à Arsap que, por sua vez, fica responsável pela análise e autorização.

Vale lembrar que, no ano passado, por causa da pandemia da covid-19, não houve reajuste à população, a partir do entendimento entre prefeitura e concessionária diante das dificuldades econômicas impostas pelo vírus à sociedade. Contudo, desde o início da pandemia, em março de 2020, os custos para a prestadora do serviço foram impactados por diferentes acontecimentos de mercado, inclusive internacional. Segundo a Arsap, o que pesou no reajuste para 2022 foram os índices de preço do petróleo, energia elétrica e produtos químicos. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Câmara Municipal de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis