Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mudanças na legislação: trabalho remoto começa a ser definido

Highslide JS

O governo federal publicou duas medidas provisórias para regulamentar o trabalho remoto, promover mudanças no auxílio-alimentação e também com ações como a antecipação de férias ou benefícios para os trabalhadores. 

A primeira medida trata do trabalho remoto, também chamado de teletrabalho. Entre as alterações está a regulamentação da modalidade que poderá ser realizada no modelo híbrido e na contratação com controle de jornada ou por produção.

No caso do controle de jornada, continuam valendo regras como a da intrajornada, pagamento de horas-extras, etc. Já no trabalho por produção, a MP prevê que não seja aplicado o controle de jornada de trabalho, conforme conta na legislação trabalhista. 

Além disso, o texto prevê o reembolso por parte da empresa ao trabalhador de eventuais despesas por conta do trabalho remoto, como custos com internet, energia elétrica, entre outros. No caso do auxílio-alimentação, a medida provisória garante que os recursos sejam efetivamente utilizados para adquirir gêneros alimentícios e procura corrigir essa distorção de mercado existente na contratação das empresas fornecedoras.

Segundo o governo, foi detectado que o auxílio estava sendo usado para outras finalidades como pagamentos de academias de ginástica, TV à cabo, entre outros. As medidas fazem parte do Programa Renda e Oportunidade e visam ajudar na retomada da economia. Elas têm força de lei e já estão valendo para todo território nacional. Mas para virar lei em definitivo é preciso que elas sejam aprovadas pelo Congresso Nacional.

Foto: Ilustrativa/pixabay.com







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis