Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Desconhecimento de lei tira de muitas pessoas o direito de comprar carro com 30% de desconto

Highslide JS

Uma lei vigente no Brasil garante a uma grande parcela da população, um benefício que pode facilitar a vida de muita gente. Acontece, que muitas pessoas não usufruem deste direito por total desconhecimento.E o que chama mais atenção é que essa lei à qual estamos falando existe desde 2003 e já poderia ter ajudado muito mais pessoas.

Estamos nos referindo ao direito que, em média, 50% dos brasileiros possuem de comprar carro novo com até 30% de desconto em impostos.A Lei 10.690, que já está em vigor há 14 anos, assegura isenção de impostos para autistas e pessoas com deficiência, seja ela física, visual e mental severa ou profunda.

O benefício também é válido para os responsáveis pelas pessoas que se encaixam nessa classificação e o desconto só é válido para a compra de veículos novos.Pela lei os tributos que deixarão de ser cobrados são o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Operações de Crédito (IOF), o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).A isenção do IPVA e do ICMS só ocorrerá na compra de veículos que custem até R$70 mil.

Acima desse valor, apenas os tributos federais – IPI e o IOF – não serão cobrados.E no caso do IOF, a isenção não é válida para as pessoas com deficiência visual, mental ou autistas já que pela própria condição elas não têm condições de dirigir.O passo a passo do processo de solicitação da isenção começa com a CNH especial, cujo caminho é procurar o Detran.

No entanto, se a compra do veículo for feita por um responsável pela pessoa com deficiência, a alteração na CNH não será necessária.Em segundo lugar é preciso solicitar isenção dos impostos federais, caso do IOF e do IPI, na página da Receita Federal. Depois disso, deverá ser solicitada a isenção do IPVA e do ICMS, na Administração Fazendária do município.

Os descontos no valor dos carros varia de montadora para montadora, já que algumas marcas, além do abatimento dos impostos, concedem descontos para pessoas com deficiência.

Foto: facebook.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis