Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Duas situações dificultam solução para os problemas ambientais apontados pelos alunos da Escola Torquato de Almeida

Highslide JS

O trabalho desenvolvido por alunos da Escola Estadual Torquato de Almeida sobre a situação de praças da região central de Pará de Minas continua gerando repercussão na cidade. A atividade recebeu o nome de “Praça: lugar para todos” e contou com a participação de 400 crianças e adolescentes que visitaram cinco espaços públicos e sugeriram melhorias a partir de várias observações. 

Como cada praça foi visitada por alunos de idades diferentes, as avaliações foram diversificadas. No entanto, houve unanimidade em alguns quesitos do relatório, tais como falta de lixeiras, sujeira e jardinagem precária.

Com relação a jardinagem, o serviço é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. O titular da pasta, José Hermano Franco, admitiu o problema e disse que tem dois grandes obstáculos para cuidar dos jardins: falta de dinheiro e de mão de obra. 

O secretário ainda lembrou que a cidade possui uma lei que prevê a adoção de praças pelas empresas. A ideia é que algum empreendimento, ao adotar o espaço, preserve a estrutura tendo como contrapartida a possibilidade de usar a área para divulgação comercial. Acontece que a adesão é baixa, porque muitas empresas não compreenderam muito bem a dinâmica da lei. 

Já no que diz respeito à limpeza das praças, a Engesp, responsável pelo serviço, diz que a varrição e coleta do lixo são feitas regularmente, mas parte da população não respeita o ambiente e continua fazendo descarte irregular de materiais ao longo do dia. 

Quanto às lixeiras, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informou que constantemente faz a instalação delas em praças da cidade. Ocorre que muitas são alvo de vandalismo e precisam ser substituídas. Ainda segundo a pasta, “no momento, não há disponibilidade desses dispositivos no almoxarifado da prefeitura, mas a prefeitura está preparando um processo licitatório para a compra deles”.

Fotos- Arquivo Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis