Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

População assustada com escorpiões por todo lado: especialista explica o que está acontecendo

Highslide JS

O aparecimento de escorpiões voltou a ser assunto na cidade. Nos últimos dias, diversas pessoas se manifestaram nas redes sociais dizendo ter encontrado um ou vários em casa, e os relatos preocupam as famílias, especialmente as que têm idosos ou crianças.

As reclamações vêm de diferentes bairros: Grão Pará, União, Padre Libério, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora de Lourdes. Neste último bairro, mais especificamente na rua Antônio Mendes, os moradores estão sofrendo com os escorpiões.

Um deles é Farlem Izaías de Costa Faria. Em conversa com o Jornal da Manhã, ele disse que nem mantendo a casa limpa fica livre do escorpião. 

Entre as explicações para a onda de reclamações sobre o escorpião está o período de reprodução dele, que ocorre justamente nos meses de agosto e setembro. Somente a fêmea do escorpião amarelo, por exemplo, pode ter em média, 20 filhotes a cada reprodução.

Segundo o biólogo da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Gustavo Resende Rios, além de ser o período da reprodução, agosto e setembro também formam uma época perigosa, pois as fêmeas têm maior concentração de veneno.

Outro fator que explica o surgimento dos escorpiões nas casas é a busca pela alimentação. A principal fonte são os insetos e pequenos animais ou filhotes, como aranhas, grilos, roedores e, a principal, a barata. Há, ainda, o ambiente, como explica o biólogo Gustavo Rios.

Outra dica importante é evitar que cobertas, lençóis e colchas encostem ao chão, porque os escorpiões podem subir por eles. Em caso de picada, o biólogo não recomenda a automedicação, porque o melhor a fazer é procurar rapidamente uma unidade de saúde. 

Com relação ao lote sujo, citado anteriormente pelo biólogo, o cidadão pode fazer denúncias de imóveis vagos que estão acumulando lixo e entulhos. O ouvidor municipal, Miguel Marinho, explica o passo a passo e qual a atuação da prefeitura nesse caso.

Repetindo o número do WhatsApp, 37/99979-5428. A denúncia também pode ser feita presencialmente na Ouvidor Municipal, que funciona no segundo andar da prefeitura, na praça Afonso Pena, no centro da cidade. 

Fotos: Rooni Anderson - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução pixabay.com




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis