Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Saúde mental dos veterinários é discutida em simpósio realizado em Pará de Minas

Highslide JS

Cerca de 50 médicos veterinários participaram do 1º Simpósio Mineiro de Saúde Mental, que foi realizado em Pará de Minas. Organizado pelo Hospital Santa Lola, instalado na avenida Presidente Vargas, o evento aconteceu no Suntory Hotel.

O objetivo do evento foi colocar em discussão o bem-estar emocional dos profissionais. Quatro palestrantes abordaram desde os desafios da profissão até a pressão emocional do atendimento aos animais e a importância do autocuidado.

Estudos de diversos países têm mostrado que a ocorrência de suicídios entre veterinários é maior do que na população geral, devido à ansiedade e a depressão rotineiras entre os profissionais da área.

No Brasil, cerca de 43% dos formados trabalham na área, dedicando o dia a dia aos cuidados com pequenos animais, principalmente cães e gatos. As mulheres são maioria na profissão (55%) e também as que mais apresentam fadiga por compaixão, que resulta na falta de energia e entusiasmo para trabalhar.

Ao contrário do que a grande maioria da população imagina, cuidar dos animais é muito difícil, motivo pelo qual a categoria se abriu para discussões importantes a respeito, até mesmo por medida de prevenção.

E foram esses dados que envolveram os participantes do simpósio realizado em Pará de Minas, cujas abordagens aconteceram a partir de um tema inquietante – ‘Quando a mente pede socorro’.

O veterinário e professor Guilherme Savassi deu sua contribuição alertando o grupo de profissionais sobre a importância de se falar do assunto:

Já psiquiatra Philippe Diniz evidenciou que uma das maneiras de dificultar e até mesmo impedir o adoecimento mental é evitar a competitividade:

E a veterinária Fernanda Rocha completou, afirmando que os profissionais precisam levar a vida com mais leveza:

De olho na carreira e se preparando para enfrentar melhor os desafios da profissão, a estagiária Emanuele Lima também prestigiou o evento:

O Brasil é o país com maior número de faculdades de veterinária no mundo. São 515 ativas atualmente, públicas e privadas, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação. Existem 265 mil veterinários registrados e a cada ano, uma média de 11 mil novos profissionais chegam ao mercado de trabalho.

Fotos: Reprodução Hospital Santa Lola (Arquivo Pessoal)




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis