Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Centro de Reabilitação da Apae amplia a prestação de serviços

Highslide JS

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Apae de Pará de Minas, começa 2024 com uma importante novidade. O órgão foi habilitado pelo Ministério da Saúde como CER IV, possibilitando a ampliação da oferta de serviços à população.

Com a nova classificação, o CER prestará serviços da reabilitação auditiva, como por exemplo, a avaliação de perdas auditivas e distribuição de aparelhos auditivos. Segundo o centro, até então esse serviço era oferecido no município de Formiga. 

Segundo a gerente de Saúde do CER, Mariana Fioravante Barbosa, a habilitação em CER IV já estava prevista no Plano da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência do Estado de Minas Gerais. A Macrorregião de Saúde reconheceu que a Apae de Pará de Minas tem estrutura adequada para receber essa ampliação. 

A novidade também estava sendo planejada pela Apae, que pleiteou, via Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), os equipamentos necessários para iniciar os atendimentos das pessoas com deficiência auditiva. Outra exigência é a ampliação da estrutura física do CER, localizado no bairro São Luiz. A obra já está sendo realizada, com previsão de término no final de 2024. 

Além dos exames e aparelhos auditivos, o CER atenderá com uma equipe multiprofissional, composta por otorrinolaringologista, fonoaudiólogas, assistente social, psicóloga e, pedagogo. O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é um espaço de atenção ambulatorial especializado que realiza diagnóstico, tratamento, reabilitação, habilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva. 

Ele é classificado conforme o quantitativo de modalidades de serviço de reabilitação (auditiva, física, intelectual e visual) em que foi habilitado pelo Ministério da Saúde. Em Pará de Minas, a unidade foi inaugurada em março de 2014, inicialmente como CER II. Atualmente, ela atende moradores de mais sete cidades: Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pitangui, São José da Varginha e Conceição do Pará. 

Fotos Ilustrativa: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis