Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Abril Laranja desperta consciência da população sobre o respeito aos animais

Highslide JS

O mês de abril colocou em evidência novamente a necessidade de cuidado e  carinho com os animais. Neste mês, é celebrado o Abril Laranja, campanha que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e combate aos maus-tratos contra os animais. 

A ação foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais e defende que todos têm direito a tratamento gentil e respeitoso sob os cuidados dos humanos e devem ser protegidos pela lei. 

Falar sobre maus-tratos pode parecer repetitivo, mas os dados mostram que é relevante tratar essa temática em nível nacional. Somente no estado de São Paulo, entre janeiro de 2020 e novembro de 2021, houve aumento de quase 16% no número de denúncias feitas às forças de segurança. Os dados são da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal.

Em todo o país, entidades e organizações protetoras dos animais realizarão palestras e outras ações ao longo do mês para falar sobre a campanha e qual o papel da sociedade para prevenir e combater. 

Em Pará de Minas, o Centro de Controle de Zoonose (CCZ) está envolvido nesse trabalho de divulgação. O médico veterinário, Oscar Leitão, lembra que os animais têm direitos que devem ser garantidos pelos tutores e órgãos públicos.

Sobre a situação observada em Pará de Minas, o veterinário destacou os principais problemas registrados na cidade. 

Por causa de bárbaros casos registrados no país, em 2020 a legislação que trata dos maus-tratos aos animais ficou mais rígida. A pessoa que cometer esse crime pode pegar de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda. Abandono também é considerado maus-tratos.

As denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar de Meio Ambiente, no 155, no Disque Denúncias, no 181, ou mesmo no CCZ de Pará de Minas, que encaminha a situação para as autoridades policiais. O contato do Centro de Zoonoses é o 3231 7722.

Fotos: prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis