A Guarda Municipal de Pará de Minas está promovendo mais um curso de qualificação para seus agentes. Dessa vez a formação é um Intensivo de Atendimento Pré-Hospitalar Tático e de Conduta de Patrulha. O treinamento está acontecendo nas dependências do clube AABB, sendo conduzido pelo instrutor Ronaldo Costa.
Ele oferece uma boa oportunidade para o aprimoramento de técnicas e práticas essenciais na segurança pública e conta com a participação de profissionais de várias instituições parceiras. Além da Guarda Civil, participam do curso agentes da Polícia Penal e oficiais de segurança pública de diversas cidades, como Pirapora, Nova Serrana e Betim.
O curso de conduta de patrulha aplica conhecimentos no atendimento de ocorrências em áreas de alto risco, alinhado aos conhecimentos de APH tático, que são utilizados no socorro de agentes de segurança feridos durante ação. Essas técnicas têm por objetivo promover a estabilidade do paciente e transportá-lo para o ambiente hospitalar.
A assistência não está diretamente ligada a resolução do problema, mas as consequências imediatas põem em risco a vida da pessoa, por isso todos os esforços são realizados para levar a vítima até o hospital rapidamente. O instrutor Ronaldo Costa, membro da Guarda Municipal da cidade de Campinas, no estado de São Paulo, falou conosco sobre alguns dos procedimentos ensinados durante o curso.
Segundo Ronaldo, esse tipo de formação é importante para salvar vidas e contribui para uma ação rápida dos oficiais.
Com as técnicas de atendimentos primários de urgência, as equipes de Pará de Minas estarão melhor preparadas para atender bem a população, segundo avaliação do subcomandante da Guarda Civil Municipal, Israel Moreno.
E esse é apenas um dos cursos que a Guarda Civil de Pará de Minas pretende realizar para melhor capacitação dos oficiais. Além dos agentes da GCM de Pará de Minas, participaram do curso representantes das Guardas Civis Municipais de São Paulo, Nova Serrana, Ouro Branco, Pirapora e Betim. As atividades foram distribuídas ao longo dos três dias, incluindo sessões teóricas e práticas.
Ao final do curso, todos os participantes receberam certificação e o Brevê de Conduta de Patrulha e APH Tático. A GCM de Pará de Minas continua a se destacar como referência em treinamento e capacitação de agentes em Minas Gerais, reafirmando seu compromisso com a excelência e a eficiência na resposta a situações de alta pressão, sempre visando resultados eficazes e soluções que beneficiem a população em ocorrências complexas. O próximo acontecerá em parceria com o Governo de Minas e será de defesa pessoal e uso de bastão tonfa.