Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Curva de contaminação da dengue pode cair nas próximas semanas

Highslide JS

Pará de Minas pode apresentar uma queda na curva de contaminação da dengue nas próximas semanas.

A avaliação é da Vigilância em Saúde Ambiental, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, que atua diretamente no combate ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com Douglas Duarte, coordenador da vigilância, a proximidade com o inverno e a expectativa de queda nas temperaturas para os próximos 15 dias podem reduzir a proliferação dos vetores e, consequentemente, a infecção da população. 

O gestor, no entanto, deixa claro que é uma possibilidade, já que estamos vivendo um ano atípico e com bastante influência de fatores climáticos. Douglas informou, por exemplo, que uma chuva isolada nos próximos dias teria um grande potencial de agravar ainda mais o cenário atual.

Ainda em conversa com o Jornal da Manhã, o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental disse que nas duas últimas semanas, o cenário epidemiológico se manteve estável, ou seja, a curva de contaminação não aumentou nem diminuiu, mas a cidade segue com um elevado número de notificações da doença. 

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, Pará de Minas chegou a 4.500 casos prováveis de dengue, com 489 confirmados. Já são 10 mortes suspeitas em investigação. Quanto a chikungunya, são 434 casos prováveis e 102 confirmados, com um óbito suspeito.

Além da chegada do frio, outra esperança para melhorar a proteção da população é referente a vacina contra a dengue. Conforme o Jornal da Manhã divulgou na última semana, o primeiro lote dos imunizantes está previsto para chegar hoje a cidade. A expectativa é que sejam disponibilizadas mais de cinco mil doses para vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Assim que a remessa chegar, a Secretaria de Saúde divulgará informações sobre a estratégia de imunização. 
Vale lembrar que, assim como o imunizante contra a covid-19, o que protege contra a dengue não impede a pessoa de ser infectada pelo vírus, mas evita a evolução para casos graves e hospitalizações. 

Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis