Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Desespero na avenida Ronaldo de Castro Alves: lojistas suspendem funcionamento, enquanto outros trabalham só de portas fechadas

Highslide JS

As obras do novo sistema de drenagem da avenida Ronaldo de Castro Alves continuam gerando muitas reclamações entre os comerciantes. Sem previsão de quando os trabalhos serão finalizados, alguns temem que as consequências possam ser mais graves que o esperado. 

A construção da nova rede pluvial começou em agosto, próximo à rua Alemanha, no Córrego Água Limpa, sendo o primeiro projeto de melhoria da drenagem pluvial de Pará de Minas. Ele foi criado para melhorar a captação de água das chuvas e evitar alagamentos de vias públicas e inundações em casas e comércios. 

A prefeitura alertou que a obra traria transtornos para a região e pediu paciência à comunidade, alegando que os benefícios em longo prazo valeriam a pena. Acontece que parte dos comerciantes não aguenta mais conviver com a poeira e o baixo movimento na avenida, que refletem diretamente nas vendas.

A situação chegou a tal ponto que lojas estão funcionando com as portas fechadas, num cenário semelhante ao que aconteceu no início da pandemia. Houve até empresários que decidiram suspender o funcionamento na semana passada, diante da falta de condições para receber os clientes.

A informação é de Mateus Rocha Leite que, junto de sua mãe, administra uma loja de roupas na avenida. Ele compreende que a nova rede pluvial está sendo feita para o bem da comunidade, mas a situação dos comerciantes precisa ser levada em consideração. Somente em sua loja, Mateus calcula um prejuízo de quase R$ 100 mil. 


Além da poeira e do baixo movimento de pessoas e veículos, Mateus Rocha também reclama da incerteza sobre a data de conclusão da obra. É que a empreiteira não está operando com capacidade total e faltam informações oficiais por parte da Prefeitura. 

A outra queixa do comerciante diz respeito às árvores do canteiro central da avenida. Algumas foram derrubadas e ninguém sabe dizer se a prática foi autorizada pelas autoridades competentes. 

Em resposta às reclamações do empresário, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura negou que a empresa esteja operando de forma parcial e assegurou que o serviço está dentro do cronograma de execução.

Nesta fase, a pedido da própria secretaria, a empresa não está abrindo grandes extensões de vala para não deixar buracos na avenida, minimizando o risco de acidentes e tornando o serviço mais efetivo. 

A secretaria também está acompanhando o processo de construção do sistema de drenagem, a fim de garantir que o projeto seja executado da melhor maneira. Se não houver mais intercorrência no cronograma, a previsão é que a conclusão aconteça no final do mês de maio.

Com relação às árvores, o Jornal da Manhã apurou na Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente que, de fato, elas foram danificadas por máquinas e a empresa foi multada. O valor da penalidade não foi informado. A secretaria ainda se comprometeu a realizar nova fiscalização para averiguar eventuais irregularidades na preservação das espécies plantadas ao longo do canteiro central da avenida. 

Fotos- Arquivo Rádio Santa Cruz FM/Germano Santos







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis