Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

“Golpe da mão fantasma” é a nova estratégia de criminosos para roubar dados bancários

Highslide JS

Um novo golpe acendeu o alerta da Polícia Federal (PF). Conhecido como “golpe da mão fantasma”, no qual os criminosos conseguem controle total sobre o celular da vítima em tempo real, o esquema já acumula 40 mil boletins de ocorrência registrados em todo o Brasil.

A estratégia dos golpistas é enviar uma mensagem ou um e-mail ou fazer um telefonema à potencial vítima, informando que foram feitas movimentações estranhas na sua conta bancária.

Em seguida, é pedido que um aplicativo seja atualizado por segurança, e um link é enviado. É nesse momento que os criminosos conseguem instalar um programa de acesso remoto no celular da vítima e começam a movimentar tudo que tiverem acesso, em especial, as contas no banco.

Sob controle dos hackers, é como se o dispositivo estivesse sendo usado por uma “mão fantasma”, abrindo e fechando aplicativos sozinho. Ele, na verdade, está sendo acessado de outro lugar, e os criminosos vão atrás de senhas de banco que possam estar salvas no aparelho.

A Polícia Federal alerta que os bancos nunca entram em contato pedindo que seja instalado algum aplicativo, nem enviam links aos seus clientes. Se alguma dessas coisas acontecer, a orientação é desconfiar. Na dúvida, entre em contato com seu banco em um canal oficial.

Outras orientações da PF, é nunca instalar aplicativos desconhecidos ou recebidos por mensagem, SMS, WhatsApp ou e-mail. Evitar baixar aplicativos bancários fora da loja oficial do sistema operacional do seu celular. 

Trocar suas senhas regularmente, com senhas fortes e só armazená-las em gerenciadores seguros. Se for vítima do golpe “mão fantasma” e de outros golpes, a pessoa deve procurar uma delegacia e registrar imediatamente um boletim de ocorrência.

sistemampa.com.br






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis