Com a chegada do inverno, empresas especializadas em produtos ligados às altas temperaturas precisam se reinventar, a fim de driblar o desaparecimento da clientela e superar a baixa temporada. Um exemplo são as sorveterias. O consumo de picolés e sorvetes é menor nos dias frios e por causa disso os estabelecimentos apostam em produtos alternativos para atrair os consumidores.
Algumas retomam receitas sofisticadas como do sorvete quente, ou com caldas quentes e combinações de ingredientes que se apresentem mais adequadas ao inverno. Há também sorveterias que preferem ampliar o leque de produtos, inserindo itens juninos como canjicas e caldos, que também são bastante atrativos nesta época do ano.
Mas uma coisa que todos os empresários do setor concordam é quanto à necessidade de inovação sempre. De acordo com Paulo Lourenço da Silva, da Sorveteria Alvorada, é preciso acompanhar as novidades para atrair o público, sobretudo a juventude.
Segundo Paulo, as mudanças vêm de todos os lados. O comportamento dos consumidores está diferente, a reação do mercado e da economia e, até mesmo, o clima. Ele lembra que estas são situações que precisam ser observadas, superadas e adaptadas todos os dias por quem deseja manter as portas abertas.
A boa notícia para o setor de sorvetes é que neste ano o frio chegou um pouco mais tarde e não deve ser tão rigoroso. Segundo especialistas as madrugadas e manhãs devem registrar temperaturas mais baixas, mas o calor fica garantido durante as tardes, o que deve manter alguma movimentação nas sorveterias.