Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Temas esquecidos voltaram a fazer parte do Enem: redação também surpreendeu

Highslide JS

Mais uma vez, o tema da redação do Enem pegou os candidatos de surpresa. Ninguém esperava pela produção de texto sobre “Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

A grande maioria considerou o tema difícil. O Jornal da Manhã ouviu estudantes de cidades que fizeram as provas ontem em Pará de Minas e, de uma forma geral, eles cimentaram que não esperavam pela cobrança de tal assunto.

Já na visão de especialistas dos cursinhos preparatórios, a temática não foi um problema para os alunos que prestaram muita atenção nas aulas de História e Sociologia.

O Enem também trouxe a retomada de temas que tinham sido deixados de lado nas últimas edições. A prova de ciências humanas e suas tecnologias teve questões sobre a Era Vargas, República Velha, Brasil Império, luta operária e patrimônio cultural. Também houve questão sobre a violação do princípio básico do Estado de direito.

O exame de ontem ainda chamou atenção pela diversidade dos candidatos. A maioria tem 18 anos, mas no meio de tantos jovens, surgiram adultos e idosos sonhando também com uma vaga nas universidades.

Muitos pais estão se espelhando nos filhos para retomar os estudos. E entre eles há também os que já são graduados e estão em busca de oportunidade para uma nova formação. O índice nacional de abstenção foi dentro da média – 26,7%. Compareceram 2,4 milhões de participantes em todo o país, sendo 225 mil em Minas.

Foto Ilustrativa: Reprodução/gov.br







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis