Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

O Dia é da prevenção aos acidentes de trabalho: índices ainda preocupam

Highslide JS

Necessária dentro de qualquer empresa, a segurança do trabalhador é o tema de destaque nesta quinta-feira, marcando o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes do Trabalho. 

A data comemorativa tem o objetivo de alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho. 

De acordo com o psicólogo Marco Vinícios José, referência Técnica em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde de Pará de Minas, acidente de trabalho é todo aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional. Os prejuízos podem ser graves e duradouros.

A Consolidação das Leis do Trabalho e a Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5) estabelecem que as empresas devem manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho. Naquelas que contam com 20 empregados ou mais, também é obrigatória a constituição de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Marco Vinícios ressalta a importância das ações preventivas no ambiente de trabalho, pois a maioria das ocorrências pode ser evitada.

Somente neste ano, segundo dados fornecidos pela Secretaria de Saúde, Pará de Minas já notificou 442 acidentes de trabalho. A quantidade está muito próxima da média anual do município, conforme destacou Marco Vinícius.

No ano passado, a rede pública de saúde de Pará de Minas registrou 671 acidentes de trabalho, aumento de 22% na comparação com 2021. 
Entre as principais doenças relacionadas ao trabalho, não apenas em Pará de Minas, mas no aspecto nacional, estão: Lesões por Esforços Repetitivos (LER); transtornos mentais; Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR); dermatose ocupacional; e câncer ocupacional. 

Na tentativa de minimizar a quantidade de acidentes, a Secretaria de Saúde lançou a campanha “Trabalho Seguro, Sua Vida Importa”, com ações de conscientização a respeito da gravidade dos acidentes, prejuízos para a saúde do trabalhador e necessidade de práticas preventivas dentro das empresas em Pará de Minas.

Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pará de Minas e Ilustrativa: Reprodução pixabay.com





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis