Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Calorão exige mais atenção dos motoristas com a bateria do veículo

Highslide JS

Com a possibilidade de novas ondas de calor neste verão, que podem elevar a temperatura a índices recordistas, motoristas devem ter cuidado com a bateria do veículo. 

Para quem não é especialista no assunto, a relação entre o calor e o componente automotivo pode não ter muito sentido, mas o sol e a alta sensação térmica têm potencial para reduzir a vida útil da bateria, prejudicando o funcionamento do carro como um todo.

O alerta é de Sílvio Paiva Mendonça Júnior, proprietário da Sílvio Bateria. Com vários anos de experiência no ramo, ele diz que as mudanças climáticas influenciadas pelo fenômeno El Niño podem afetar desde componentes elétricos e mecânicos até a estética do veículo.

No caso da bateria, Sílvio Júnior detalhou os motivos.

Não há muito que se fazer para fugir das temperaturas elevadas, mas uma alternativa para proteger a bateria – e toda a estrutura do veículo – é evitar estacionar o carro sob o sol forte, especialmente no período entre 10h e 16h. 
O alerta do especialista vai além do simples fato de não deixar o carro exposto ao sol. É que no calor, os motoristas tendem a utilizar mais o ar-condicionado dos veículos, o que consome mais energia.

Segundo Sílvio, com o carro em funcionamento não há muitos problemas, o que afeta mesmo é quando o motorista utiliza o ar com o motor desligado ou quando ele desliga o carro sem desligar o ar-condicionado. 
Diante dessas informações, fica claro que é prudente desligar itens elétricos não necessários, como o ar- e a multimídia. Ainda segundo Sílvio, carros fabricados a partir de 2018 possuem mais componentes elétricos e, naturalmente, consomem mais energia.

Por isso, eles exigem uma bateria com maior capacidade de amperagem. 
Para saber o modelo compatível com seu veículo, a orientação é consultar um especialista para não ter a surpresa ingrata de a bateria descarregar em momentos inoportunos. 

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis