Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Falar sozinho virou mania de muita gente: isso é saudável?

Highslide JS

Entre tantas questões que têm chegado aos consultórios dos psicólogos e psicanalistas nesses últimos tempos está a preocupação das pessoas com o falar sozinho. Tem sempre gente perguntando se isso é coisa de maluco.

Mas se você também tem esse medo, pode descartar porque não existe nada de errado com quem tem a mania de conversar consigo mesmo. O ato de falar em voz alta sempre existiu e, pelo visto, vai continuar presente na vida de muita gente.

A psicóloga Renata Borja explica que esse tipo de comportamento chega a ser estigmatizado porque existem alguns transtornos psicológicos e psiquiátricos que, de fato, empurram as pessoas para a condição de falarem sozinhas.

Mas o que acontece com a grande maioria das pessoas é muito bom porque conversar consigo mesmo deve ser visto como normal e até uma saída benéfica para a pessoa se organizar internamente.

Segundo a especialista, falar sozinho pode fazer a pessoa prestar mais atenção no tipo de pensamento ou até mesmo modificar pensamentos distorcidos.

A psicóloga assegura que esta é uma forma de verbalizar o pensamento, organizar afazeres ou o próprio pensamento em si. Mas, por outro lado, ela faz um alerta sobre o desconforto que esse hábito pode gerar.

É que o ato de falar sozinho vira um problema quando a pessoa perde o controle da situação. O aconselhamento é que na possibilidade disso gerar alguma consequência negativa, aí realmente a situação precisa ser avaliada.

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis