Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Programa de Controle do Tabagismo apresenta bons resultados na cidade

Highslide JS

O trabalho de longo prazo de combate ao tabagismo está colhendo bons resultados. Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo do tabaco diminuiu nos últimos anos em todo o mundo, e o Brasil foi um dos destaques da pesquisa. No geral, de acordo com a OMS, cerca de 1 em cada 5 adultos era fumante em 2022, menos do que o registrado no início do século, quando esse número era de 1 em cada 3 pessoas adultas. 

Ainda segundo os dados, 150 países estão conseguindo reduzir o uso do tabaco, sendo o Brasil um dos destaques, com redução de 35% desde 2010. A expectativa da OMS é que até o final do ano que vem, o mundo chegue a uma queda de 25% do fumo. Os indicadores são bem avaliados pelos profissionais de saúde de Pará de Minas. A cidade oferece, através da rede pública, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, que assiste pacientes que querem abandonar o vício de maneira saudável.

Mariana Viegas Guimarães, Referência Técnica das equipes da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, diz que o programa se divide em 3 etapas: sessão de sensibilização, encontros semanais e encontros de manutenção. Os grupos são formados em todas as UBS’s, com início a partir de março. 
No trabalho de combater o uso do tabagismo, uma das etapas mais importantes é justamente a da manutenção. A partir dessa atuação, os pacientes conseguem passar o período de abstinência sem se deixar vencer pelo vício.
Apesar dos bons resultados entre adultos, a rede pública de saúde vê, agora, um novo desafio pela frente: o uso do cigarro eletrônico pelos adolescentes e jovens. Mesmo sendo proibido no Brasil, o público tem acesso facilitado ao popular vape, cujo consumo também passa pelo status social. Segundo Mariana Guimarães, a Secretaria de Saúde já está atenta a este cenário e planejando ações estratégicas.

Assim como ocorre com o cigarro de papel ou de palha, Mariana Guimarães afirma que o combate ao vape também é um trabalho de longo prazo, cujos resultados serão sentidos futuramente através de uma atuação efetiva e regular.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução pixabay.com




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis