Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pará de Minas vai debater a importância dos transplantes de órgãos

Highslide JS

O Conselho Municipal de Saúde de Pará de Minas está empenhado na organização de uma campanha muito especial para o mês de setembro. Estamos falando da Semana do Transplante de Órgãos, que se traduzirá por aqui em um intenso trabalho de conscientização sobre este ato de solidariedade.

A informação foi confirmada pelo presidente da entidade, Maurício Rodrigues Nogueira. Ele esclareceu que a ideia da mobilização nasceu durante a Conferência Municipal de Saúde, quando os próprios transplantados destacaram a necessidade de divulgação do assunto. 

Desde então, uma campanha de incentivo à doação de órgãos vem sendo estruturada e, segundo Maurício, o movimento ganhou força a duas situações. 

A primeira é a participação do Conselho Estadual de Saúde e a outra é o estado de saúde do apresentador de tv, Fausto Silva, o Faustão, que fez um transplante de coração no fim de semana 

Maurício explica que a ideia da campanha é promover um evento que consiga abranger tanto os futuros transplantados, quanto a família dos doadores. 

A Semana do Transplante de Órgãos vai acontecer entre os dias 25 e 29 de setembro. A programação contará com passeata no centro da cidade, debates e seminários no auditório da Fapam, projeto Salas de Espera nos consultórios médicos do AME, e uma roda de conversa com a participação do MG Transplantes.

E ainda sobre a situação do apresentador Faustão, ele está se recuperando bem no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele foi submetido ao transplante cardíaco de forma rápida porque se enquadrava na ordem cronológica de cadastro dos bancos de doação de órgãos.

A gravidade do quadro do paciente é levada em conta na formação da lista de espera por um coração. Quem necessita de internação constante, com uso de medicamentos intravenosos, tem prioridade em relação à pessoa que aguarda o órgão em casa. A espera não leva em consideração se o paciente fará a cirurgia em um hospital público ou da rede particular.

Foto: Ronni Anderson - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis