Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Defesa Civil faz novo alerta para chuvas fortes em Minas

Highslide JS

A Defesa Civil Nacional emitiu alerta para a previsão de chuvas intensas hoje nos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Minas, os locais mais afetados deverão ser o norte, o noroeste e os Vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri. Ainda segundo o Inmet, os acumulados de chuvas podem chegar a 100 milímetros até o final do dia.

Com isso, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco. Em Pará de Minas, a previsão também é de chuvas para esta sexta-feira, porém, em volume e intensidade menores. A meteorologia indica sol e aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde. O volume de água deve chegar a 5 milímetros, enquanto os termômetros devem variar a mínima de 13°C e máxima de 27°C.

Em meio à temporada de chuvas fortes, a Defesa Civil Nacional informou que o cidadão poderá ser notificado pelo WhatsApp sobre alertas de desastres naturais em sua região. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional, o WhatsApp e a empresa Robbu, especializada em automação de comunicações.

Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 e, em seguida, interagir com o robô de atendimento, enviando um simples "Oi". 

Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de defesa civil locais.

Outra novidade para ajudar na comunicação é que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que todas as operadoras de telefonia do Brasil adotem um novo sistema de alerta sobre risco de desastres naturais para os clientes. A entidade reguladora estabeleceu que as operadoras devem enviar alertas pela tecnologia cell broadcasting, com notificações que “pulam” na tela do celular.

Eles terão alarme sonoro, mesmo que o celular esteja no modo silencioso. Todas as operadoras deverão realizar testes e implementar a tecnologia até 31 de dezembro de 2023. Os clientes não precisarão fazer qualquer cadastro, pois as mensagens serão disparadas automaticamente para todos os celulares.

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis