A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a descoberta de mais casos de tuberculose em Pará de Minas, depois da divulgação da morte de um jovem de 24 anos. Como o assunto repercutiu muito na cidade, várias pessoas se apresentaram nas UBSs relatando os sintomas. E depois de submetidas a exames, foram confirmados alguns casos.
A recomendação continua sendo a de qualquer pessoa que apresente tosse por um período maior que duas semanas, procure uma unidade de saúde. Outros aspectos que devem ser considerados são a perda de peso progressiva, febre no final da tarde e sudorese noturna, que é aquele suor mais excessivo. A tuberculose é infecciosa, afetando principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.
A transmissão é direta, de pessoa para pessoa, portanto, a aglomeração é o principal fator de transmissão. Ainda segundo dados da Secretaria de Saúde, em 2024 Pará de Minas não registrou óbitos por tuberculose, no entanto, 20 pacientes tiveram o diagnóstico confirmado. Desse total, 10 concluíram o tratamento. Agora em 2025, já temos uma morte e outros casos identificados. O número total ainda não foi levantado.