Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dia de falar da saúde mental: como anda a sua?

Highslide JS

A semana começa com um assunto importante em destaque. Hoje é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. Criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, a data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade dos cuidados para as pessoas manterem a boa saúde psicológica.

Este tema social ganhou ainda mais relevância após a covid-19. O vírus, com todas as suas consequências, afetou drasticamente a população, desencadeando ou potencializando uma série de transtornos mentais nas pessoas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a pandemia criou uma crise global, com aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão, somente em 2020. 

Diante deste cenário, falar de saúde mental se tornou essencial entre todos os grupos sociais, segundo destacou a psicóloga Marina Saraiva de Almeida.

Marina Saraiva, que também é coordenadora da rede de Saúde Mental de Pará de Minas, destaca que entre os principais desafios de enfrentamento aos transtornos mentais está o medo ou a vergonha das pessoas em relatar que estão passando por um problema. Mas embora pareça correto, o silêncio pode ser um inimigo mortal nesta batalha. 

Em Pará de Minas, a rede pública oferta serviços voltados para a saúde mental. A porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelos bairros.  Além do atendimento primário, há, também, serviços especializados no tratamento, prevenção e interação social.

Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis