Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Vítimas de violência em Minas contam com dispositivo que alerta sobre aproximação de agressor

Highslide JS

Quase 70% das mulheres de Minas Gerais com medida protetiva por violência doméstica não utilizam um dispositivo de segurança necessário para que os agressores se mantenham longe delas, mostram os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O principal motivo é a falta de conhecimento. Poucas pessoas sabem que, enquanto os condenados devem utilizar a tornozeleira, as vítimas devem portar um equipamento semelhante a um celular. Esse equipamento móvel monitora a proximidade da tornozeleira em tempo real. Caso vítima e agressor estejam no mesmo perímetro, as polícias penal e militar são automaticamente acionadas e entram em ação.

"Quando a distância é descumprida por parte do agressor, os dois equipamentos emitem sinal sonoro. No caso da vítima, ela recebe no celular uma mensagem de SMS informando. A partir daí, a gente já traz essa monitoração pro setor para fazer essa tratativa. É feito contato telefônico com o agressor para poder informar.

Se persistir, a violação é encaminhada para Polícia Militar", explicou Fábio César Simões, diretor de monitoração eletrônica da Sejusp. É importante ressaltar que o aparelho da vítima não deve ficar fixo ao corpo como a tornozeleira, mas pode estar escondido discretamente na bolsa, por exemplo.

Informações g1 minas
Foto Ilustrativa: Divulgação Sejusp






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis