Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sai o balanço da Receita Federal de Pará de Minas sobre a primeira semana de declarações do Imposto de Renda

Highslide JS

Uma semana após a abertura do prazo, quase 700 contribuintes paraminenses já realizaram a declaração do Imposto de Renda 2022, ano-base 2021, o que representa mais de 4% do total esperado para o município. 

Os dados foram divulgados ao Jornal da Manhã pelo chefe da agência da Receita Federal de Pará de Minas, Luciano Duarte Mendonça. No total, a expectativa do Fisco é de receber 15.200 declarações nesta temporada aqui na cidade.

O Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre os ganhos de pessoas e empresas. O valor é pago de acordo com os rendimentos declarados, ou seja, quem tem renda maior paga mais do que aqueles que possuem renda anual menor. 

Segundo Luciano Mendonça, a Receita manteve os principais critérios de obrigatoriedade da declaração do imposto. O que abrange a maior fatia de contribuintes é o que obriga o procedimento para quem recebeu em 2021 rendimentos tributáveis com valor igual ou superior a R$ 28.559,70. Para este ano, a Receita Federal também colocou em prática outras novidades que vão facilitar a declaração. A principal delas é o documento pré-preenchido:


Outra novidade, segundo Luciano, é a restituição e o pagamento do Imposto de Renda através do PIX.


O chefe da Receita Federal em Pará de Minas também traz orientações importantes a fim de evitar que os contribuintes caiam na malha fina.


O Imposto de Renda deve ser declarado até o dia 29 de abril. O contribuinte que perder o prazo será multado em 1% por mês de atraso sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% sobre o imposto devido. O cronograma de restituição será aberto no dia 31 de maio, com lotes previstos também para 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro. 

As restituições serão priorizadas para alguns públicos, caso dos idosos, portadores de deficiência física ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Para mais informações, o cidadão pode acessar o site gov.br/receitafederal ou consultar um profissional de contabilidade de sua confiança. 

Fotos: Rádio Santa Cruz FM/Germano Santos






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis