Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pesquisa mostra exclusão de idosos no mundo digital e da escrita

Highslide JS

Se você tem mais de 60 anos, tem facilidade em ler e escrever e se considera inserido no meio digital, fazendo uso da internet, utilizando aplicativos e interagindo através das redes, considere-se um privilegiado.

Isso porque a maioria dos idosos, está parcialmente ou totalmente fora deste contexto. Uma pesquisa realizada pelo Sesc de São Paulo e pela Fundação Perseu Abramo revelou que o idoso brasileiro sente-se excluído do mundo digital e têm dificuldade em ler e escrever. O estudo, intitulado Idosos no Brasil:

Vivências, Desafios e Expectativas na Terceira Idade, consultou mais de 2.300 pessoas com mais de 60 anos, nas cinco regiões do país. O levantamento mostrou que o acesso ao ensino médio aumentou entre os idosos de 7% para 15%, desde 2006, no entanto, 40% dos maiores de 60 anos disseram ter algum tipo de dificuldade na leitura e na escrita, seja pela falta de escolaridade básica,  analfabetismo ou o analfabetismo funcional.

Apesar de expressivo aumento do nível médio de escolaridade, ainda predomina neste grupo etário a baixa escolaridade, com 14% de idosos que nunca foram à escola, e 24% que têm o ensino fundamental incompleto.O estudo mostra ainda que os idosos continuam apartados do mundo digital. Apesar do aumento entre os que disseram ter conhecimento sobre o termo internet que saltou de 63% em 2006 para 81% em 2020, apenas 19% deste grupo diz fazer uso efetivo da rede.

Do outro lado aparecem 72% da população idosa que nunca utilizou um aplicativo e 62% nunca esteve presente nas redes sociais. Num mundo cada vez mais tecnológico, preocupa a ausência de políticas públicas que possam atender a essa camada da população que continua desconectada e sofrendo às consequências da invisibilidade. 

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis