Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Primeiro dia da Paraliteratura movimentou a cidade

Highslide JS

Após dois anos ausente do calendário de eventos, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, a Paraliteratura está de volta. A nona edição da feira literária foi aberta oficialmente ontem na praça Torquato de Almeida, centro de Pará de Minas, com a presença de dezenas de crianças, pais e autoridades.

A Paraliteratura funciona em uma estrutura montada no estacionamento do antigo terminal rodoviário. No local, há sete expositores daqui e de cidades da região com uma grande variedade de livros, desde os infantis até os adultos, além de um palco para apresentações artísticas.

A ideia da feira é incentivar a leitura - especialmente entre as crianças e adolescentes - promover a arte da escrita e fomentar novos negócios, já que os livros expostos estão todos à venda. O evento também tem a finalidade de levar cultura para o espaço público, com apresentações gratuitas ao longo do dia.

A abertura oficial teve a participação de autoridades municipais e da contadora de histórias Regina Oliveira. À tarde, houve a exibição do filme Cine Turma da Mônica, na Estação Cultural, e mais contação de histórias com Rita de Cássia. 

Houve também um bate-papo literário na Escola Estadual Frei Concórdio com a escritora Terezinha Pereira. E à noite, aconteceu o show de Andréa Furtini e Eurípedes Neto, na praça Torquato de Almeida, e o Sarau Livre Vozes Poéticas, no Centro Literário Pedro Nestor. 

A Paraliteratura é uma iniciativa das secretarias de Cultura e de Educação. As responsáveis por cada pasta, Andreia Paulino e Marluce Coelho, respectivamente, falaram da emoção em retomar com a feira e da importância desse tipo de evento para o desenvolvimento social dos cidadãos. 

O prefeito Elias Diniz também participou da abertura e presenteou duas alunas da Escola Municipal São Judas Tadeu com o livro O Pequeno Príncipe. Ele ressaltou o resgate da essência do livro.

As alunas agraciadas pelo prefeito foram Lívia Rodrigues e Lívia Gomes de Oliveira. Apesar da pouca idade, elas já têm o hábito da leitura há vários anos e recomenda essa prática para todas as pessoas.

A Paraliteratura continua hoje com vasta programação. A Feira de Livros segue aberta hoje durante todo o dia, até às 20h com participação de diversos expositores. Daqui a pouco, às 9h, haverá contação de história com a atriz Marta Morais e às 9h45, mais um Bate-Papo Literário, dessa vez na Escola Estadual Pereira da Costa, com a participação do escritor Eduardo Rodrigues.

Ainda pela manhã, às 10h, o Bate-Papo Literário será com o escritor Luiz David, na Escola Estadual Torquato de Almeida. As ações da feira vão até amanhã. A programação completa da Paraliteratura, inclusive para esta sexta e sábado, pode ser acompanhada pelo Instagram, no perfil @casadaculturapm.

Fotos: Rádio Santa Cruz/Germano Santos







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis