Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Tecnologia do setor automobilístico força aceleração na qualificação das oficinas mecânicas

Highslide JS

Estar antenado às novidades e buscar qualificação profissional é uma preocupação de todas as áreas de atuação no mercado. Com o avanço das tecnologias e o aumento da concorrência, desatualização significa perda de clientes ou de emprego. 

E isso já pode ser percebido até mesmo nas oficinas mecânicas. Os veículos têm saído de fábrica com muitos componentes eletrônicos, mudando a rotina de quem trabalha com o reparo de carros e motos.

O mecânico Joel Teodoro Gonçalves, que trabalha na área há mais de 40 anos, tem sentido essa mudança mais fortemente e reconhece que não dá mais para trabalhar sem a busca constante de atualização dos conhecimentos. 

Além do trabalho pesado diariamente, os mecânicos de seu estabelecimento precisaram criar uma segunda rotina, a de cursos de qualificação. 

E agora a preocupação está se voltando para a nova geração de veículos, que são os elétricos. Joel diz que tudo ainda é novidade para o setor, mas a partir de 2024 essa prestação de serviços referente à manutenção dos veículos movidos a energia limpa já será oferecida:

E se depender do mercado, a formação dos mecânicos terá que ser acelerada. É que o setor de carros eletrificados leves no Brasil está em franco crescimento. De acordo com a Associação Brasileira de Veículo Elétrico (BVE), 49.052 unidades foram comercializadas de janeiro a agosto deste ano.

O aumento é de 76% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram emplacados 27.812 automóveis. Estes números confirmam a tendência de expansão na frota brasileira. 

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis