Desde julho que os motoristas que tiveram seus veículos multados e apreendidos em Pará de Minas enfrentavam dificuldades para regularizar a situação e retirar os carros e motos dos pátios.
O Jornal da Manhã recebeu diversas manifestações nesse sentido. Algumas delas relatavam, inclusive, que mesmo pagando as multas e taxas o sistema não estava liberando a documentação.
Muitos motoristas procuraram ajuda na Delegacia de Trânsito, mas foram encaminhados para a Prefeitura. Como o trânsito local é municipalizado, é ela quem se responsabiliza pela baixa nas multas para a liberação dos documentos.
Um dos reclamantes foi o motociclista Ronaldo Arcanjo, que pensou até em buscar a ajuda de um advogado para conseguir a liberação do veículo.
Outra reclamação veio de uma motociclista que preferiu não ter o nome divulgado.
Nós levamos o assunto até o Departamento de Trânsito de Pará de Minas, onde o coordenador, Leandro Moura, informou que há vários dias vem tentando uma solução para o problema.
Ele explicou que uma falha no sistema eletrônico estava impedindo a comunicação de dados entre o município e o Governo do Minas, fato que impedia a baixa nas multas quitadas. Mas agora o problema foi resolvido:
Segundo Leandro, com a regularização do sistema não mais será necessário solicitar o serviço nem na Prefeitura de Pará de Minas e nem na Delegacia de Trânsito. Isso porque assim que o proprietário do veículo quitar a multa, a baixa acontecerá automaticamente.
De julho para cá cerca de 50 reclamações foram registradas no município. E o número de proprietários de veículos afetados pela falha no sistema pode ser muito maior, já que também existem aqueles que não chegaram a formalizar a reclamação, embora tenham sofrido os prejuízos.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM