Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Especialistas em alerta: variante do coronavírus tem potencial para causar a reinfecção

Highslide JS

Um estudo coordenado por pesquisadores da Fiocruz evidencia o quanto é necessário a aceleração do processo de vacinação no Brasil. O alerta também pede que a sociedade não perca o foco das medidas de prevenção à disseminação da covid-19.

A pesquisa tratou da variante P1 do coronavírus, classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como gama, e mostrou que ela está sofrendo um processo de transformação, escapando de anticorpos e com potencial para causar a reinfecção.

A partir das mutações da própria variante, ela perde partes das proteínas que são reconhecidas pelos anticorpos. É como se o vírus ficasse invisível ao sistema imunológico, tendo mais condições de agir no corpo humano. 

Entre as consequências desse perigoso comportamento do vírus está a reinfecção em quem foi contaminado nas primeiras linhagens do coronavírus. Se isso realmente acontecer, especialistas temem por uma explosão de casos em uma terceira onda da pandemia, cujos efeitos ainda são desconhecidos.

Para comprovar os resultados, os pesquisadores desenvolveram uma plataforma tecnológica que permite analisar com mais agilidade as interações dos anticorpos com as variantes. Essa estrutura, assim como os resultados, foram descritos na revista científica Chemical Communications.

A boa notícia do estudo é que os pesquisadores identificaram que, até o momento, as cepas não conseguem escapar da vacina anticovid, por isso eles consideram essencial a imunização rápida e completa de pelo menos 75% da população nacional.

Foto Ilustrativa: fernandozhiminaicela/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis