Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Na guerra contra o aedes aegypti, foi anunciada a criação da fábrica de mosquitos modificados

Highslide JS

A situação da dengue, febre chikungunya e zika vírus é complicada em todo o país e em Minas não é diferente, com várias cidades enfrentando problemas sérios, entre elas Belo Horizonte e Betim.

Já aqui na região, a cidade que mais registrou casos até agora foi Pitangui que, inclusive, já decretou situação de emergência e reforçou as ações de combate ao mosquito transmissor das doenças.

A prefeitura instalou um ambulatório para atender pessoas com sintomas de dengue. As gestantes também ganharam o direito de retirar gratuitamente um repelente, na Farmacinha Municipal. Já em Nova Serrana, onde o índice de infestação da população também é grande, o prefeito Euzébio Lago determinou a instalação de duas unidades de atendimento e hidratação para atender pacientes com sintomas de dengue.

Elas foram instaladas ontem nos bairros Laranjeiras e Planalto. O objetivo da criação das duas unidades é diminuir a superlotação da UPA, que tem feito mais de 500 atendimentos por dia.

O prefeito lamenta a situação e reforça o pedido dirigido à população para que os moradores inspecionem suas casas. Levantamento recente mostrou que 97% dos focos estão sendo encontrados dentro das casas.

De acordo com o novo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, Minas Gerais já registrou 13 mortes em decorrência de dengue neste ano. Outros 52 óbitos estão sendo investigados. Quanto à febre chikungunya, os casos prováveis saltaram de 27.514 para 32.572 em apenas uma semana, sendo que desse total houve confirmações de 7.555. E em relação ao vírus Zika, os casos prováveis já somam 130 em Minas.

Os números na região Centro-Oeste também tiveram disparada, caso de Nova Serrana onde as notificações de dengue saltaram de 991 para 1304. Em Divinópolis, as suspeitas subiram de 547 para 764. Em Pitangui, elas passaram de 373 para 591.

Pará de Minas também continua com tendência de alta dos casos prováveis de dengue e já registrou quase 500 notificações, contra 298 da semana anterior. Já em cidades como Itaúna, Mateus Leme, Conceição do Pará e Bom Despacho os casos prováveis não passam de 30 em cada uma.

Em Igaratinga, São José da Varginha, Florestal, Onça de Pitangui, Maravilhas e Pequi as notificações suspeitas não passam de 15.E uma novidade importante é que o estado de Minas vai ganhar uma fábrica de mosquitos aedes aegypti modificados com a bactéria Wolbachia, que impede os vírus da dengue, zika e chikungunya de se desenvolver no organismo do inseto.

A medida de combate às arboviroses foi divulgada pelo governador Romeu Zema. A fábrica será construída na Gameleira, em Belo Horizonte, com a previsão de que em maio de 2024 o local já esteja produzindo mosquitos modificados. Os Aedes modificados devem ser soltos em todo o estado como forma de prevenção da dengue e das demais arboviroses transmitidas por esse mosquito.

Fotos: Secretaria de Estado de Minas Gerais/Reprodução






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis