Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

O mundo de olho no Vaticano: novo papa pode ser anunciado ainda hoje

Highslide JS

O mundo todo está de olho no Conclave, aberto ontem para a eleição do novo papa. É um momento histórico, não só para a religião, mas para milhões de pessoas que acompanham o evento com expectativa.

Os cardeais se trancaram na Capela Sistina e só voltarão a ter contato com o mundo exterior após escolherem o sucessor do Papa Francisco. A fumaça preta saiu da chaminé da Basílica de São Pedro ontem à tarde, depois da primeira fase da votação.

Esse desfecho já era esperado, considerando que dificilmente há consenso entre os cardeais logo no primeiro dia de votação. A partir de hoje, o ritmo seguirá um padrão estabelecido: serão quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde. 

No entanto, o público só vê duas fumaças diárias: a primeira manifestação já aconteceu, por volta das 7h (meio-dia em Roma), com mais fumaça preta, e a segunda, está prevista para a noite, por volta das 19h no Vaticano (14h no horário de Brasília).

O JM conversou sobre o assunto com o padre Jean Carlos Antunes, que, assim como todos os católicos, está acompanhando o processo. Segundo ele, todos são chamados a viver em oração pela escolha do novo Papa. 

Padre Jean esclarece que o Conclave não é um processo simples e acontece pela ação do Espírito Santo, que indica o líder maior da Igreja pela vontade de Deus. 

O novo papa é definido quando um nome alcança dois terços dos eleitores. Neste caso, são necessários 89 de 133 votos dos cardeais presentes. Eles não têm direito à abstenção e nem de votar em si mesmos.

Este é o terceiro conclave deste século: o de 2005 elegeu Bento 16, e do 2013 elegeu Francisco.





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis