Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Levantamento do CCZ mostra os bairros com mais casos de leishmaniose

Highslide JS

O Levantamento Epidemiológico de Leishmaniose de Pará de Minas continua em andamento. A pesquisa é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que, há quase um ano, iniciou o teste nos animais da cidade.

Com um formato semelhante ao do LIRAa, que é feito para apurar os números referentes à infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, a pesquisa do CCZ é pautada na realização do teste rápido nos cães em residências sorteadas.

O médico veterinário do CCZ, Oscar Leitão, é um dos profissionais que acompanham o levantamento de dados e fala do objetivo deste acompanhamento. 

Embora o trabalho já venha acontecendo há 12 meses, ainda há muito o que se fazer. De acordo com o Censo Animal de Pará de Minas, a cidade conta com 23 mil animais, e o objetivo do Levantamento Epidemiológico é testar pelo menos 10% dos cães, ou seja, realizar cerca de 2.300 exames.

O chamado Teste Rápido é realizado nos domicílios. Caso este exame aponte para um animal reagente, o sangue é processado e o soro encaminhado a um laboratório, para confirmação do diagnóstico. 

O veterinário acredita que a pesquisa ainda esteja longe do fim, tanto pela equipe reduzida, que faz com que o trabalho aconteça mais lentamente, como pelos obstáculos encontrados nas visitas residenciais. 

Até o momento foram realizados levantamentos em 10 bairros de Pará de Minas. Os locais onde foram detectados mais animais com leishmaniose foram União, Grão Pará e Santos Dumont, onde a equipe atua neste momento. 

Preocupado com o número de animais reagentes, Oscar Leitão reforça a importância do trabalho preventivo, que está diretamente ligado ao controle do mosquito transmissor e à higiene dos ambientes. 

Vale lembrar que os profissionais que realizam o Levantamento Epidemiológico em Pará de Minas trabalham devidamente uniformizados, facilitando a identificação das famílias visitadas. 

Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis